O texto aborda o dilema entre sucesso profissional, reconhecimento e integridade ética, utilizando o exemplo do cirurgião torácico Paolo Macchiarini. Destaca como a busca desenfreada por inovação pode levar à transgressão ética, evidenciado pelos procedimentos desastrosos do cirurgião. A analogia com a advocacia ressalta a importância da ética no cenário jurídico, questionando a prevalência do sucesso financeiro sobre valores éticos. O "tempo é o senhor de todas as coisas" é enfatizado como uma reflexão sobre a constância, proatividade e dedicação ao estudo das leis. O texto conclui destacando a necessidade de resgatar o compromisso ético na busca pelo reconhecimento profissional, sublinhando que a verdade, lealdade e honestidade são fundamentais para aqueles que moldam a justiça diariamente.
Até aonde você iria para ter reconhecimento e sucesso profissional?
No artigo desta semana falaremos sobre sucesso, reconhecimento, dinheiro e caráter. Todos esses atributos devem acompanhar um profissional de sucesso, eles são indispensáveis para o exercício de qualquer profissão. Mas até onde os profissionais estão dispostos a chegar para alcançar esse status, qual o preço deve ser pago para atingir esse objetivo?
Assistindo a um documentário intitulado de “Cirurgião do Mal” onde é contada a história de Paolo Macchiarini, um cirurgião torácico italiano nascido na Suíça que anteriormente era reconhecido pela comunidade científica como um destacado pioneiro na pesquisa com células-tronco. A sua principal afirmação era que seria possível desenvolver órgãos sintéticos (plástico) que seriam colonizados com células-tronco do próprio paciente, e assim transformar a medicina de transplantes. O ponto alto da carreira de Macchiarini foi essa inovação promissora.
Contudo, a trajetória de sua história tomou um rumo sombrio entre 2011 e 2012, quando ele realizou procedimentos experimentais para validar suas pesquisas, que foram definitivamente um fracasso. Mas a pior parte é que ele sabia do insucesso de sua pesquisa e mesmo assim, através de falsos artigos ele continuou fazendo as cirurgias e propagando as suas ideias, ocasionando uma série de mortes.
Em junho de 2023, Paolo Macchiarini foi considerado culpado de agressão grave contra três de seus pacientes e sentenciado a dois anos e seis meses de prisão por um tribunal de recurso em Estocolmo.
Em analogia estendida ao campo jurídico, percebe-se que com o avanço da internet e das redes sociais, quem tem a sua parcela de benefícios, sempre nos deparamos com anúncios de pseudos profissionais do direito que faturam quatro, cinco, sete dígitos, é assim que eles se referem aos lucros mensais. E acredito, que atuando com o direito os profissionais consigam atingir esses faturamentos, porém, tenho mais confiança naquilo que chamo de “teste do tempo”.
Conversando com vários profissionais e professores sobre a advocacia, todos eles foram unânimes em afirmar que o tempo é o senhor de todas as coisas! O advogado precisa ser constante, proativo e um exímio estudioso das leis, não existe uma fórmula secreta para atingir o sucesso financeiro, e será que realmente isso é o mais importante? O sucesso financeiro e o reconhecimento de outros profissionais? Na minha análise não! Pois, não podemos esquecer que assim como o Dr. Paolo, nós profissionais do direito, lidamos com vidas diariamente, temos na ponta da caneta, a mesma responsabilidade que um médico tem na ponta de seu bisturi.
Em um mundo onde os artigos científicos e teses jurídicas estão perdendo espaço, precisamos resgatar o desejo pela pesquisa e por novos posicionamentos com base nas leis e não em uma simples pergunta feita por um seguidor(a). Devemos voltar às raízes das pesquisas e dos estudos das diversas ramificações do direito.
Pessoas honestas não suspeitam da desonestidade, por isso são enganadas. Essa frase foi mencionada no documentário e demonstra o raio x da maioria dos brasileiros, que na minha opinião, são honestos e trabalhadores. Por este motivo o preço da responsabilidade recai sobre os nossos ombros, peso de sermos verdadeiros, leais e honestos, com aquelas pessoas que confiarão o seu futuro em nossas mãos!