Vivemos em uma época em que as pessoas falam e debatem vários assuntos nas redes sociais, mas será que essas pessoas tem as mesmas habilidades de comunicação frente a frente? Pergunte a si mesmo: Você pode defender suas crenças e posições perante alguém assim como você faz em uma rede social? O tema do artigo de hoje fará com que você reflita sobre a suas habilidades de comunicação e persuasão.
Nunca houve tanta mídia como hoje. As pessoas têm celulares, tablets e mídias sociais nas mãos. Podemos entrar em contato com a dona da padaria e ao mesmo tempo fazer amizade no Alasca e poder inclusive conversar, interagir com essa pessoa em tempo real.
No século passado, a situação era diferente, há relatos de uma carta que demorou 89 anos para ser entregue na Inglaterra. Sim, imagine você, escreve uma carta para alguém e essa pessoa receber a notícia após 89 anos! Em média, uma carta leva 2 meses e a mais longa não passa de 2 anos para chegar ao seu destino final.
Entretanto, a tecnologia mudou completamente a forma de comunicação, mas essas ferramentas realmente nos aproximam das pessoas? Vivemos em uma época em que as pessoas falam e debatem vários assuntos nas redes sociais, mas será que essas pessoas tem as mesmas habilidades de comunicação frente a frente?
Pergunte a si mesmo: Você consegue defender suas crenças e posições perante alguém assim como você faz em sua rede social? A tempo atrás, passei por uma situação inusitada, conheci um colega na rede social e com o passar do tempo começamos a debater ideias e opiniões diferentes nas redes sociais. Seus posicionamentos eram simplesmente inegáveis, ele enviava mensagens de textos longas e vários áudios, havia sempre um debate respeitoso e interessante, e naquele momento ele se revelava um ótimo comunicador.
Após vários longos debate nas redes sociais, decidimos nos encontrar pessoalmente junto com outros amigos e finalmente ter uma discussão de forma amigável. Fiquei muito ansioso pelo encontro e na véspera me preparei muito, pois tínhamos pensamentos divergentes e essa seria a oportunidade de expor minha opinião na frente de meus colegas.
Porém, quando o dia chegou, realizamos uma grande celebração onde nos divertimos muito e por fim, chegou o momento mais esperado! Iniciamos o debate e discutimos diversos temas.
Com exceção do meu recente conhecido, todos participaram e expressaram suas opiniões. Mas percebi que ele permanecia calado, após a insistência dos outros participantes ele começou a expor sua opinião, mas algo estava errado, ele não demonstrou entusiasmo e energia. Ao contrário, percebi que embora fosse pró-eficiente nos tópicos debatidos, ainda apresentava insegurança ao falar e as vezes até gaguejava.
No final do encontro, ele veio até mim e explicou as dificuldades que encontrou na comunicação pessoal com outras pessoas e que isso já o atrapalhou muito. Após longas conversas e várias dicas sobre comunicação, conseguimos fazer com que ele melhorasse sua comunicação, atualmente ele consegue conversar e expor sua opinião diante das pessoas de maneira natural e tranquila.
Foi a partir dessa experiência que surgiu a ideia de começar a escrever artigos e estudar sobre esse assunto, para ajudar as pessoas a se comunicarem melhor e assim resolverem seus próprios problemas. Talvez você não precisa de ajuda nessa área, mas com certeza, você conhece alguém que precisa. Meu objeto é apresentar dicas práticas que possam ser utilizadas no cotidiano, na relação entre marido e esposa, pais e filhos, empregador e colaborador, entre outros relacionamentos que temos no dia a dia. Espero sinceramente que este artigo lhe ajude a melhorar a comunicação e resolver seus conflitos diários.